eventos

SEMINÁRIO: Situação do Saneamento Básico nos 25 municípios das Cabeceiras do Pantanal e Perspectivas de Soluções”



PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL – uma aliança para o desenvolvimento sustentável da região, PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁCERES (MT), INSTITUTO TRATA BRASIL e CONSÓRCIO COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL CONVIDAM PARA: 


SEMINÁRIO: Situação do Saneamento Básico nos 25 municípios das cabeceiras do pantanal e Perspectivas de Soluções" 

Data: 08 de outubro de 2013

08:30 – Abertura com autoridades locais 
08:45 – Palestra sobre o pacto 
09:00 – Situação do Saneamento Básico nos municípios da área de abrangência do pacto 


Palestrante: Edison Carlos - Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil.Químico industrial de formação, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico. É pós-graduado em Comunicação Estratégica, já tendo atuado nas áreas de tratamento de águas e efluentes. Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, Édison Carlos recebeu o prêmio "Faz Diferença – Personalidade do Ano" do Jornal O Globo – categoria "Revista Amanhã" que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. (www.tratabrasil.org.br).
09:30 – Alternativas de soluções para o saneamento
Palestrante - Wilson Tadeu Lopes da Silva Graduado em Química pela Universidade de São Paulo. Mestre em Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo, com experiência em Química Ambiental. Atualmente é pesquisador da Embrapa Instrumentação com conhecimento em solos e águas, sendo especialista na avaliação da atividade agrícola sobre o meio-ambiente, bem como no desenvolvimento de métodos de tratamento de efluentes, incluindo tecnologias para aplicação em saneamento básico rural. 10:00 – Debates 11:30 – Encerramento e lançamento da publicação

SEMINÁRIO EM NOVA OLIMPIA

PROGRAMAÇÃO:

14:30 – Abertura com autoridades locais e representantes das instituições organizadoras.

14:45 – Palestra sobre o pacto

15:00 – Situação do Saneamento Básico nos municípios da área de abrangência do pacto
Palestrante: Edison Carlos - Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil. 
15:30 – Alternativas de soluções para o saneamento
Palestrante -  Wilson Tadeu Lopes da Silva

16:00 – Café para os participantes
16:15 - Debates
17:00 – Encerramento e lançamento da publicação  - Saneamento e Saúde nas cidades do pacto.

SEGUNDA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2013


Programa “Cultivando Água Boa” Um movimento pela sustentabilidade



A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia é também a promotora do mais abrangente programa de cuidado com as águas em desenvolvimento no setor elétrico brasileiro. O Cultivando Água Boa é uma ampla iniciativa socioambiental concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003. 
O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põem em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos (a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo). 
Para prevenir essas alterações no clima, o programa estabelece uma verdadeira rede de proteção dos recursos daBacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu. 
Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários, emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação devalores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente. 
Mais do que um projeto ambiental, o Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. 
Em 2005, o reconhecimento mundial do Cultivando Água Boa foi comprovado com a conquista do prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), entregue em Amsterdã, Holanda. De lá pra cá, o programa tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais. Uma iniciativa que prova que é possível compatibilizar desenvolvimento econômico com produção de energia e preservação do meio ambiente.
Navegue pelo site e conheça a fundo este movimento pela sustentabilidade chamado Cultivando Água Boa.

SEXTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2013


Pacto Vai Proteger as Cabeceiras do Pantanal

A proposta será apresentada em plenária no dia 14 de junho, em Tangará da Serra no Campus da UNEMAT, localizado na Rodovia MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto. A participação é aberta a todos os interessados.



O seminário em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, realizado em Cáceres no mês de abril, marcou o inicio da construção de um pacto envolvendo diferentes segmentos para proteger as nascentes do Pantanal.

A ação e preocupação dos organizadores se devem às ameaças que afetam a integridade ecológica do Pantanal. O estudo: “Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai” divulgada em fevereiro de 2012[1], identificou áreas de risco ecológico da bacia, mapeando-se no total, três classes de risco: alto, médio e baixo. O mapa de risco consolidado aponta que 14% da bacia classifica-se como alto risco, principalmente na região do planalto onde estão as cabeceiras dos rios que alimentam a planície do Pantanal. E mais, no estudo, concluiu-se que as porções altas dos rios Paraguai, Sepotuba, Jauru e Cabaçal fornecem quase 30% das águas que mantém o pulso de inundação da planície pantaneira, no estado do Mato Grosso. Região identificada como a “caixa d’água” do Pantanal.


O estudo também identificou que há na região várias áreas sob alto risco que requerem ações de preservação e recuperação urgentes. O arco das cabeceiras do Pantanal é, portanto, uma área crítica de preservação dado o nível de degradação dos solos e a sua importância hidrológica.


O PACTO


É um compromisso formal formulado pela sociedade civil, setor privado (reconhecidos como usuários pela lei da águas) e poder público para promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e a gestão compartilhada de ações e atividades.


Construídos de forma consensual e participativa, o objetivo do Pacto das águas é instrumentalizar a região, sua esfera pública, setor privado e a sociedade civil, com uma visão estratégica sobre a situação da região e da gestão dos recursos hídricos com o propósito de garantir água em quantidade, qualidade e regularidade para a atual e as futuras gerações e o funcionamento do ecossistema pantaneiro.


O Pacto das Nascentes do Pantanal vai abranger uma área onde estão 20 municípios que compõem a chamada “caixa d´água do Pantanal, em quatro sub-baciais da Bacia do rio Paraguai: Alto Paraguai, Cabaçal, Jauru e Sepotuba. Nessa sub-bacia localizam-se os municípios de Araputanga, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste,    Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos  e Tangará da Serra.


Próxima Etapa


Um grupo de trabalho, escolhido no Seminário em Cáceres, constituído por representante dos diferentes segmentos se reúnem nos dias 12 e 13 de junho em Tangará da Serra para desenhar a primeira proposta de metodologia para a construção do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal. A proposta desenhada pelo grupo  será apresentada emplenária no dia 14 de junho, em Tangará da Serra no Campus da UNEMAT, localizado na Rodovia MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto.


A participação no movimento é livre a todos os interessados em contribuir e colaborar com a construção do pacto, que poderão confirmar a participação pelo e-mails:nascentesdopantanal@gmail.com ou decio.siebert@gmail.com.

“Este é um momento importante, pois construção do pacto deve ter a participação efetiva de todos os setores, e se constituído de forma consensual poderá se tomar decisões efetivas que busquem com harmonia e inteligência a recuperação e a conservação das águas do pantanal. De forma que todos setores: públicos, privados e sociais devem participar.” Comentou Dariu Antonio Carniel, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, um dos organizadores do movimento.

 

  

Glória D'Oeste e Porto Esperidião Realizam nesta sexta-feira, Seminário para divulgação do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”



A comissão de organização e mobilização para a construção do “Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal – Uma Aliança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, formada por representantes dos Municípios, da Sociedade Civil organizada e dos Usuários da Água, estão promovendo, nos municípios da área de abrangência do “pacto”, mini-seminários com o objetivo de divulgar o “Pacto”, oportunizando a todas as pessoas e organizações locais, de participarem e aderirem à idéia de produzir de forma voluntária, ações pró ativas de conservação e proteção das águas.

O evento já foi realizado nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu e amanhã, dia 09/08/2013, o evento acontece em Glória D'Oeste nas dependências da câmara municipal a partir das 8:00 horas e em Porto Esperidião nas dependências do CRAS a partir das 18:30 horas.

A Programação segue nas próximas semanas conforme programado:

Dia                       Município                 Horário

13/08 >    Jauru                                      08:00 às 11:30

13/08 >    Figueirópolis D’Oeste            14:00 às 17:30

13/08 >    Indiavaí                                  18:30 às 22:00

15/08 >    Lambari D'Oeste                    08:00 às 11:30

15/08 >    Curvelândia                           14:30 às 17:30

20/08 >    Reserva do Cabaçal              08:00 às 11:30

20/08 >    Araputanga                           14:00 às 17:30

22/08 >    S. José Quatro Marcos          08:00 às 11:30

22/08 >    Mirassol D'Oeste                   13:30 às 16:30


Comunico que o ANGELO da WWF Brasil estará presente em Glória e Porto Esperidião.

E na próxima semana, possivelmente estará presente em RESERVA, ARAPUTANGA, LAMBARI e CURVELANDIA

Um comentário: